Categorias
Uncategorized

RG Digital: o que é, onde tirar e curiosidades

O RG Digital já é uma realidade, assim como diversos outros documentos que já podemos ter disponíveis no formato digital. Essa possibilidade irá garantir mais facilidade na hora de precisar mostrar o documento, tendo ele sempre em mãos.

O aparelho celular já é algo indispensável para a maioria dos brasileiros, estando sempre em mãos.

Por isso, a oportunidade de ter o seu documento, RG, no formato digital irá reduzir ainda mais o número de itens necessários para se ter em mãos em viagens, passeios, etc.

Para entender como funciona essa opção do RG Digital, confira abaixo todas as informações sobre o que é, onde tirar o seu e algumas curiosidades sobre o documento virtual. Vamos lá?

RG Digital: o que é, onde tirar e curiosidades

A seguir, você terá todas as informações necessárias sobre o RG Digital.

O que é RG Digital?

O RG Digital é nada mais do que a sua carteira de identidade, só que no formato digital. Ele ficou mais conhecido como “Novo RG Digital”, por se tratar de algo que ainda não existia para esse tipo de documento.

Temos visto a popularização de documentos nesse formato há algum tempo, como foi o caso da carteira nacional de habilitação (CNH), da carteira de trabalho e até mesmo do título de eleitor.

Essa possibilidade, de ter o seu documento em mãos neste formato, possibilita que você tenha tudo em um só lugar e sem a necessidade de carregar diferentes documentos impressos consigo.

O RG Digital começou a ser válido no Brasil em março de 2022, já estando há alguns meses regularizado e sendo aceito como documento oficial de identificação.

É importante ressaltar que esse documento, no formato digital, será obrigatório para todos os cidadãos brasileiros. Afinal, se trata do principal documento de identificação nacional.

O melhor é que ainda é possível inserir as informações de outros documentos, como de título de eleitor, CPF, CNH, nome social, dentre vários outros.

Onde tirar?

O processo é simples e tem como finalidade ser de fácil acesso. Você precisará ir ao órgão emissor do seu Estado e apresentar a sua certidão de nascimento (caso seja casado(a), a certidão de casamento deve ser levada).

Todo o processo de identificação é feito pelo Gov.BR, ou seja, você terá um documento único.

Você receberá uma data estimada para que o documento fique pronto e possa ser retirado no local. Feito isso, você poderá acessar o RG Digital através do app do governo.

Atenção: o aplicativo que você deverá baixar para acessar o seu RG Digital é o referente ao seu Estado. Por exemplo, se você reside em uma cidade do Estado de Minas Gerais, procure pelo app de Minas do governo.

Curiosidades

Quem precisa obter o novo RG Digital?

O documento é indispensável, mas se você possui o RG antigo, não é obrigatório realizar a solicitação do RG Digital imediatamente, haverá um prazo de acordo com a sua idade para a regularização e obtenção da nova modalidade do documento.

Ficou definido da seguinte forma:

  • Para crianças de 0 a 12 anos: documento válido até 5 anos;
  • Para pessoas de 12 a 60 anos: documento com validade até 10 anos;
  • Para idosos acima de 60 anos: prazo indeterminado para uso do RG antigo.

Para que serve o QR Code do novo RG?

O QR Code é uma forma mais rápida, e digital, de realizar a identificação do documento. Dessa forma, poderá ser feita a consulta para saber se o documento é realmente original.

Através dele será possível verificar, também, informações sobre a base de dados oficial do governo.

Não será necessário emitir um novo documento em casos de furto do celular

Como se trata de um documento online, que consta na base de dados e está disponível na internet, é possível apenas abrí-lo através de outro aparelho ou computador.

Ou seja, chega de precisar emitir novos documentos e passar por processos burocráticos para isso após casos de furto e roubo.

Conclusão

Você já sabia dessa modalidade de RG Digital? Provavelmente, em poucos anos, teremos todos os nossos documentos apenas no formato digital, facilitando muito as nossas vidas.

Se você ainda não possui seu RG Digital, chegou o momento de aderir a essa modernidade que veio para ficar.

Categorias
Uncategorized

DNI em Santa Catarina: saiba como solicitar o documento digital

Tudo em um só lugar! O Documento Nacional de Identificação (DNI) começará a valer a partir do segundo semestre deste ano em Santa Catarina. 

E se você mora nesta região e tem interesse em agilizar o procedimento para emitir o seu documento digital único, que vai reunir, a princípio, dados do RG, CPF, CNH, Título de Eleitor, Certidões de Nascimento e Casamento, acompanhe a seguir as dicas de como solicitar o DNI em Santa Catarina para evitar filas e erros na hora de tirar o seu!

O que é o DNI? Como funciona?

O Documento Nacional de Identificação (DNI) é um documento digital único que vai integrar registros civis de documentos como RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e Certidões de Nascimento e Casamento em um só lugar e com validade em todo o território nacional.

O chamado DNI Digital funcionará por meio de um aplicativo, que deverá ser baixado em celulares (ou outros dispositivos móveis) para gerar o documento digital único com todos esses dados reunidos.

Ao emitir o DNI, o cidadão receberá uma sequência numérica de nove dígitos, que só poderá ser acessada no aparelho por meio de senha e, dependendo do modelo do dispositivo, leitura biométrica.

Em Santa Catarina, a emissão do DNI Digital já está sendo feita desde 2019, quando o Governo Federal deu início ao projeto-piloto para a implantação das novas normas.

Por isso, se você é residente de qualquer cidade do estado, já pode solicitar o seu DNI junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é o órgão responsável pela emissão. Tire todas as suas dúvidas antes de emitir o DNI Digital.

Como solicitar o DNI em Santa Catarina?

passo a passo para solicitar o DNI em Santa Catarina é similar ao procedimento para emiti-lo também nos demais estados brasileiros. Primeiramente, o cidadão deve comparecer pessoalmente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) ou a um posto autorizado pela Justiça Eleitoral, como o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP), para realizar o cadastramento biométrico. Caso já o tenha feito, não será necessário fazer novamente.

Em seguida, basta baixar o aplicativo do DNI em smartphone ou tablet com sistemas iOS ou Android, e fazer o pré-cadastro. Em seguida, será preciso se dirigir novamente ao TRE-SC ou a um posto de atendimento autorizado para validar os dados fornecidos.

Após isso, o cidadão já está apto a apresentar o seu documento digital único em qualquer lugar do Brasil. Confira o passo a passo completo e detalhado de como solicitar o DNI Digital para evitar erros na emissão.

Quando começará a valer o DNI em Santa Catarina?

DNI em Santa Catarina terá validade em todo o território nacional a partir de julho de 2020. Portanto, este é o momento ideal para você se adiantar e emitir o seu e evitar tumulto ou filas mais à frente. Solicite o seu agora mesmo!

Gostou de saber como solicitar o DNI em Santa Catarina? Compartilhe com seus conterrâneos essa novidade!

Até a próxima!

Veja também:

Categorias
Uncategorized

DNI no Rio de Janeiro: como solicitar o documento no estado

Com validade em todo o território nacional, o Documento Nacional de Identificação (DNI) passará a funcionar no Rio de Janeiro, assim como em outros estados, a partir do segundo semestre de 2020. O prazo para que o governo fluminense implantasse a novidade foi encerrado em 1º de março.

No entanto, desde o projeto-piloto do DNI Digital, iniciado no ano passado, os cidadãos cariocas já estavam permitidos a emitir o seu documento digital único. Você mora na região e ainda não tirou o seu? Confira, a seguir, como solicitar o DNI no Rio de Janeiro de forma simples e sem erros!

O que é e como funciona o DNI?

O Documento Nacional de Identificação (DNI) é um documento digital que irá armazenar os registros de documentos como RG, CPF, Título de Eleitor, CNH e Certidões de Nascimento e Casamento, entre outros, em um só lugar: um aplicativo.

Esse aplicativo deverá ser baixado pelos cidadãos em um smartphone ou tablet com sistemas Android ou iOS para gerar o DNI e apresentá-lo em qualquer parte do Brasil, com a mesma validade das versões impressas de cada um desses documentos.

Na prática, o DNI Digital não deverá substituir esses dados, mas sim integrá-los na plataforma a fim de facilitar e tornar mais rápido e seguro o processo de identificação de pessoas físicas em todo o país.

O novo Documento Nacional de Identificação (DNI) é uma iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que será o responsável por emiti-lo e, também, coletar os dados necessários para solicitá-lo a partir do cadastro biométrico. Saiba tudo em detalhes sobre o DNI Digital e tire suas dúvidas aqui.

Como solicitar o DNI no Rio de Janeiro?

Para os cidadãos que desejam solicitar o DNI no Rio de Janeiro, o procedimento é muito simples. Basta, primeiramente, comparecer pessoalmente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) ou a um posto de atendimento autorizado pela Justiça Eleitoral, como os Correios ou o Departamento de Trânsito do estado (Detran-RJ), para fazer o cadastramento biométrico.

Nele, serão coletadas as impressões digitais e fotos, entre outros dados, de cada pessoa, para serem armazenados no banco de dados do DNI. Quem já realizou o cadastramento biométrico anteriormente, não precisará fazê-lo novamente.

Feito isso, basta baixar o aplicativo disponibilizado pelo Governo Federal para solicitar o DNI Digital e fazer o pré-cadastro. Depois, o próximo passo é se dirigir novamente até o TRE-RJ ou a um posto autorizado para validar os dados informados. 

Pronto! De forma simples e fácil, os usuários poderão apresentar o seu DNI no celular ou qualquer outro dispositivo móvel sempre lhe forem solicitados quaisquer documentos.

Uma observação importante é que o DNI só poderá ser baixado em um aparelho por vez. Portanto, em caso de perda ou roubo, será necessário procurar a Justiça Eleitoral para desvincular os dados do dispositivo em questão para não haver problemas futuros. 

Acesse diretamente os links para baixar o aplicativo do DNI Digital aqui.

Quando começará a valer o DNI no Rio de Janeiro?

DNI no Rio de Janeiro terá validade em todo o território nacional a partir de julho deste ano, assim como acontecerá também em outros estados da Federação.

Mas não deixe para última hora! Comece agora mesmo o processo para solicitar o seu documento digital único e evite filas mais à frente.

Gostou de aprender como solicitar o DNI no Rio de Janeiro? Compartilhe nas suas redes sociais!

Até a próxima!

Veja também:

Categorias
Uncategorized

DNI no Rio Grande do Sul: saiba como solicitar

O Documento Nacional de Identificação (DNI) começará a valer em todos os estados brasileiros a partir de julho de 2020.

Os municípios tinham até 1º de março para implementar o novo documento digital único, que vai reunir todos os documentos em um só: RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e Certidões de Nascimento e Casamento.

No entanto, em algumas localidades, como o Rio Grande do Sul, a emissão do DNI Digital já vem sendo feita desde o ano passado, tendo em vista que o estado foi um dos escolhidos para testar o projeto-piloto.

E se você mora em qualquer cidade da região, a seguir, nós vamos ensinar como solicitar o DNI no Rio Grande do Sul de forma simples e prática.

Vamos lá?

O que é o DNI Digital? Como funciona?

O Documento Nacional de Identificação (DNI), ou DNI Digital, é um documento digital que irá integrar informações de todos os documentos do cidadão em um só lugar, dentre eles, RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e Certidões de Nascimento e Casamento. 

Futuramente, a ideia é de que outros dados possam ser acrescentados ao banco de dados do DNI (inclusive tipo sanguíneo e condições de saúde), conforme os órgãos públicos forem firmando parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o responsável pela implantação das novas normas.

Na prática, do documento digital funcionará por meio de um aplicativo próprio, que deverá ser baixado no celular (ou qualquer outro dispositivo móvel, como tablet ou smartwatches, por exemplo) para, então, gerar o DNI e apresentá-lo sempre que for necessário, em qualquer parte do território nacional.

Vale ressaltar que o Documento Nacional de Identificação, apesar de possuir uma sequência numérica própria (nove dígitos) ao ser gerado pelo usuário, não substituirá os registros dos demais documentos citados. 

O intuito é apenas o de integrar os dados na mesma plataforma, tornando o processo de identificação mais rápido e prático. Conheça tudo sobre o DNI Digital e tire todas as suas dúvidas aqui.

Como solicitar o DNI no Rio Grande do Sul?

Para solicitar o DNI no Rio Grande do Sul, o cidadão residente nesta região interessado em emitir o novo documento único em formato digital deverá realizar, primeiramente, o cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral, procedimento em que serão coletadas as suas impressões digitais e fotos, entre outros dados, que ficarão armazenadas em um banco de dados, tornando a emissão do DNI Digital segura e confiável.

Neste caso, cada pessoa deverá comparecer pessoalmente ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) ou a um posto de atendimento autorizado (como os Correios, o Tudo Fácil ou ao DPI) para solicitar o cadastro. 

Em seguida, basta baixar o aplicativo do DNI Digital em um smartphone (ou qualquer outro dispositivo móvel) com sistema iOS ou Android e fazer o pré-cadastro. Feito isso, o próximo passo é se dirigir novamente ao atendimento da Justiça Eleitoral para validar os dados fornecidos. 

Pronto! Depois, é só apresentar o seu documento digital único sempre que for solicitado, em qualquer estado do país. Aprenda aqui como solicitar o DNI Digital passo a passo para evitar qualquer erro.

Quando começará a valer o DNI no Rio Grande do Sul?

DNI no Rio Grande do Sul terá validade a partir do segundo semestre deste ano, assim como em outros estados do país. O ideal, então, é que você procure emitir o seu documento digital único o mais breve possível, a fim de evitar filas ao deixar para solicitar o seu de última hora.

Entendeu direitinho como solicitar o DNI no Rio Grande do Sul? Compartilhe nas suas redes sociais!

Até a próxima!

Veja também:

Categorias
Uncategorized

DNI no Paraná: como solicitar o documento digital na sua cidade

Agora você já pode ter todos os seus documentos em um só lugar. E não estamos falando da carteira, mas sim do seu celular. 

O Documento Nacional de Identificação (DNI) começará a valer a partir do segundo semestre deste ano e você poderá acessar dados do seu RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e Certidões de Nascimento e Casamento a apenas um clique na tela do seu celular ou tablet.

E ela pode ser emitida em vários estados, inclusive no Paraná, que fez parte do projeto-piloto do Governo Federal para implantar a novidade. Quer saber como solicitar o DNI no Paraná? Confira, a seguir, como tirar o seu documento digital único!

O que é o DNI? Como funciona?

O Documento Nacional de Identificação (DNI), ou DNI Digital, é um documento único em formato digital que reunirá em um único lugar registros como RG, CPF, CNH, Título de Eleitor, Certidões de Nascimento e Casamento, além de outros documentos que poderão ter os dados inseridos na plataforma futuramente.

O DNI Digital funcionará por meio de um aplicativo específico, que deverá ser baixado em dispositivos móveis com sistemas iOS e Android.

No entanto, para ter direito à emissão do documento, será necessário que o cidadão realize o cadastramento biométrico junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde serão coletados dados como foto e suas impressões digitais, a fim de tornar o procedimento de identificação mais seguro e confiável.

Além disso, após o download da plataforma e preenchimento do pré-cadastro, será necessário comparecer pessoalmente até um posto de atendimento autorizado da Justiça Eleitoral para validar os dados fornecidos. Feito isso e com tudo em ordem, o DNI Digital já poderá ser apresentada quando necessário em todo o território nacional.

Vale ressaltar que o DNI não substituirá os registros dos documentos listados, mas sim, integrará todas as informações em um só lugar para facilitar e tornar mais seguro e prático o processo de identificação social. Saiba tudo sobre o DNI e tire as suas dúvidas nesse post.

Como solicitar o DNI no Paraná?

Para solicitar o DNI no Paraná, existe um passo a passo no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) muito simples e intuitivo!

Mas, antes, será necessário que você realize o cadastramento biométrico comparecendo pessoalmente ao local (ou a um posto de atendimento autorizado da Justiça Eleitoral), caso ainda não tenha feito.

Depois, basta seguir o roteiro de instalação do DNI descrito no site do TRE-PR, onde você começará selecionando o sistema que opera o seu dispositivo móvel (iOS ou Android) e, depois, seguir todos os passos seguintes para emitir o seu DNI.

Dentre eles, você deverá, obviamente, baixar o aplicativo e fazer o pré-cadastro para gerar o documento. Após isso, compareça novamente a um posto da Justiça Eleitoral para validar os dados fornecidos.

Com tudo devidamente confirmado, você já poderá apresentar o seu DNI Digital sempre que for solicitado em qualquer parte do Brasil. Confira aqui o passo a passo de como solicitar o DNI sem errar!

Quando começará a valer o DNI no Paraná?

DNI do Paraná começará a valer em todo o país a partir do segundo semestre de 2020, tal como nos demais estados brasileiros. O prazo para que todos as unidades se adequassem às novas medidas se encerrou em 1º de março.

Entendeu direitinho como solicitar o DNI no Paraná? Compartilhe!

Até a próxima!

Veja também:

Categorias
Uncategorized

DNI no Mato Grosso: saiba como solicitar o seu

O Documento Nacional de Identificação (DNI) começará a valer a partir de julho de 2020. O prazo para que todos os estados aderissem ao novo documento digital único se encerrou em 1º de março.

Porém, no Mato Grosso, o DNI Digital já vem sendo emitido desde o ano passado e se você, morador da região, ainda não retirou o seu, pode aprender como solicitar o DNI no Mato Grosso a seguir.

O que é o DNI? Como funciona?

O Documento Nacional de Identificação (DNI) nada mais é que um documento digital que reunirá em uma única plataforma dados de documentos como RG, CPF, CNH, Título de Eleitor, Certidões de Nascimento e Casamento, entre outros registros vinculados ao cidadão que poderão ser inseridos futuramente no banco de dados, conforme os órgãos públicos forem fechando parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Justiça Eleitoral será a responsável por fazer a emissão do DNI Digital. Na prática, ele funcionará por meio de um aplicativo próprio disponibilizado pelo Governo Federal, que deverá ser baixado em celulares, tablets e outros dispositivos móveis com sistemas Android e iOS.

Ao gerar o documento digital na plataforma, o cidadão receberá uma sequência numérica de nove dígitos e terá que criar uma senha para acessar todos os seus dados.

Dependendo do modelo do aparelho, também será solicitado o acesso biométrico. Com o DNI Digital no celular o tablet, a usuário poderá apresentá-lo quando necessário em qualquer lugar do país.

Vale lembrar que o documento digital não substituirá os números dos demais documentos, mas apenas integrará os registros em uma única base de dados, tornando o processo de identificação muito mais prático, rápido e cômodo. Tire todas as suas dúvidas sobre o DNI aqui.

Como solicitar o DNI no Mato Grosso?

Para solicitar o DNI no Mato Grosso é muito simples! Basta se dirigir até o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) para realizar o cadastramento biométrico.

Esse é o requisito principal para fazer a emissão do documento digital, uma vez que ele se baseará inteiramente em um banco de dados com impressões digitais, fotos e outras informações armazenadas sobre cada cidadão, a fim de tornar o processo de identificação mais seguro.

Quem já fez o cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral não precisará realizá-lo novamente. O próximo passo é baixar o aplicativo do DNI Digital e fazer o pré-cadastro. Não será possível fazer o download da plataforma em mais de um dispositivo móvel ao mesmo tempo.

Sendo assim, em caso de perda ou roubo do aparelho em que o DNI foi baixado, será necessário comparecer novamente ao TRE-MT ou a um posto autorizado pelo órgão (como os Correios ou a Politec) para desvincular os dados do dispositivo.

Depois de baixar o aplicativo e fazer o pré-cadastro, o usuário deverá ir até o TRE novamente para validar os dados fornecidos para, então, começar a usar o seu documento em todo o território nacional. Restou alguma dúvida? Aprenda aqui como solicitar o DNI Digital passo a passo e sem perigo de errar.

Quando começará a valer o DNI no Mato Grosso?

Assim como nos demais estados do Brasil, o DNI no Mato Grosso começará a funcionar a partir de julho de 2020, com validade em todo o país. 

No entanto, a emissão do documento digital único no estado já está acontecendo desde o ano passado, já que ele foi um dos escolhidos para testar o DNI Digital em seu projeto-piloto, devido à maior quantidade de cidadãos que já realizaram o cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral na localidade.

Entendeu como solicitar o DNI no Mato Grosso? Compartilhe nas suas redes sociais!

Até a próxima!

Veja também:

Categorias
Uncategorized

DNI no Maranhão: como solicitar e onde tirar o seu

O Documento Nacional de Identificação (DNI), que vai integrar informações de documentos do RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e Certidões de Nascimento e Casamento em uma plataforma digital, já começará a funcionar em todos os estados do Brasil a partir do segundo semestre de 2020.

O prazo para que todos aderissem ao novo documento digital terminou em 1° de março. No entanto, em algumas localidades, já é possível emitir o DNI desde o ano passado, como é o caso do Maranhão. Quer saber como solicitar o DNI no Maranhão? Confira neste artigo!

O que é o DNI? Como funciona?

O DNI Digital, sigla para Documento Nacional de Identificação, é um documento digital que irá reunir todos os dados de documentos como RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e Certidões de Nascimento e Casamento em uma única plataforma digital. 

O documento vai funcionar de forma 100% digital, por meio de um aplicativo específico disponibilizado pelo Governo Federal, que irá funcionar em smartphones e tablets com sistemas Android e iOS.

Para baixar e gerar o DNI Digital, o cidadão deverá realizar, previamente, um cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral. Esse requisito é necessário para tornar a emissão do documento único digital mais segura e prática, uma vez que, neste procedimento, serão coletadas as impressões digitais e fotos, entre outros dados, de cada indivíduo, que ficarão em um banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além de mais seguro e prático, o Documento Nacional de Identificação possui a vantagem de facilitar a identificação de qualquer pessoa em diferentes situações e em qualquer lugar do país, já que todos os registros estarão armazenados em só lugar, o que evita que o cidadão não esteja portando as versões impressas na hora em que os seus dados forem solicitados. 

Tudo poderá ser resolvido em questão de segundos, com apenas um clique na tela do celular ou tablet. Tire todas as suas dúvidas sobre como vai funcionar o DNI Digital aqui.

Como solicitar o DNI no Maranhão?

O passo a passo para solicitar o DNI no Maranhão é semelhante ao procedimento que deve ser seguido pelos cidadãos em outros estados do Brasil. Primeiro, o interessado deverá comparecer ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) ou um posto de atendimento autorizado pela Justiça Eleitoral para fazer o cadastramento biométrico. 

No estado, as agências dos Correios também estarão atuando na coleta dos dados biométricos, bem como orientando os próximos passos para fazer a emissão do DNI. Quem já tiver cadastro biométrico, não precisa fazer novamente.

Em seguida, basta baixar o aplicativo do DNI Digital em um celular ou tablet com sistemas Android ou iOS e fazer o pré-cadastro. Lembrando que o documento digital só poderá ser baixado em um dispositivo móvel por vez, o que significa que, em caso de perda ou roubo do aparelho, o DNI deverá ser desvinculado dele o mais breve possível (neste caso, dirigindo-se pessoalmente ao TRE).

Depois de feito o do download da plataforma, o próximo passo comparecer novamente ao TRE-MA ou a um posto autorizado para validar os dados do cadastro e, enfim, começar a usar o seu Documento Nacional de Identificação, não só no Maranhão, mas em todo o território nacional. Clique aqui e saiba como solicitar o DNI passo a passo e sem errar!

Quando vai funcionar o DNI no Maranhão?

Assim como em todo o restante do país, o DNI no Maranhão também começará a valer a partir do segundo semestre de 2020. No entanto, a emissão do documento digital no estado já está sendo feita desde o ano passado, já que a região foi uma das escolhidas para testar a novidade do Governo Federal em seu projeto-piloto.

Gostou de aprender como solicitar o DNI no Maranhão? Compartilhe nas suas redes sociais!

Até a próxima!

Veja também:

Categorias
Uncategorized

DNI no Goiás: como solicitar passo a passo

O Documento Nacional de Identificação (DNI) começará a valer a partir do segundo semestre deste ano. O prazo para que todos os estados do Brasil adotassem o novo documento único digital se encerrou em 1º de março de 2020.

Porém, alguns estados que faziam parte do projeto-piloto (fase de testes) já estão emitindo o documento desde o ano passado, dentre eles, o Goiás. Quer saber como solicitar o DNI no Goiás passo a passo e onde retirar o seu? Continue a leitura!

O que é o Documento Nacional de Identificação (DNI)? Como funciona?

O chamado Documento Nacional de Identificação (DNI) é um documento digital que vai reunir dados de outros documentos, como RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e Certidões de Nascimento e Casamento em uma única plataforma digital, tornando o processo de identificação mais prático, fácil e rápido.

Cada cidadão deverá fazer um cadastramento biométrico para ter acesso ao DNI Digital. A iniciativa é do Governo Federal em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que será o responsável por fornecer a base de dados da biometria dos eleitores para compor o banco de informações. 

Na biometria, serão colhidos registros de impressões digitais e fotos dos indivíduos, a fim de tornar a emissão do Documento Nacional de Identificação mais segura e confiável. Na prática, o DNI funcionará por meio de um aplicativo próprio, disponível apenas para smartphones e tablets com sistemas Android e iOS, que deverá ser baixado pelos usuários para gerar o documento digital.

Após isso, cada pessoa poderá apresentar o seu DNI Digital em qualquer lugar do território nacional, que terá a mesma validade que todas as versões impressas dos documentos armazenados no registro. 

Inclusive, vale ressaltar que o DNI não irá substituir a documentação mencionada, mas apenas reunir todas as informações desses documentos em um único lugar. Tire aqui todas as suas dúvidas sobre o DNI Digital.

Como solicitar DNI no Goiás?

Assim como em outros estados do país, solicitar o DNI no Goiás pode ser feito a partir de um passo a passo simples e fácil. Primeiro, o cidadão deverá realizar o cadastramento biométrico junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Goiás (TRE-GO), comparecendo pessoalmente até o local ou em qualquer posto de atendimento autorizado pela Justiça Eleitoral, como é o caso dos Correios.

No Goiás, a empresa de telégrafos já disponibiliza nas agências de alguns municípios (como Abadiânia, Nova Crixás, Goiânia, Edéia e Niquelândia, por exemplo) o chamado Balcão do Cidadão, onde você poderá realizar o cadastramento biométrico e receber as demais orientações para emitir o seu documento único digital.

Procure aqui a agência dos Correios mais próxima da sua região. Em seguida, basta baixar o aplicativo em seu celular ou tablet, com sistema Android ou iOS, e fazer o pré-cadastro do DNI Digital

Feito isso, basta se dirigir novamente ao TRE-GO ou à uma agência dos Correio para validar os seus dados e começar a utilizar o seu Documento Nacional de Identificação em qualquer parte do Brasil. Aprenda aqui como solicitar o DNI passo a passo sem erro.

Quando vai começar a funcionar o DNI no Goiás?

O DNI no Goiás vai começar a valer a partir do segundo semestre de 2020, assim como nos demais estados da Federação. Terminou em 1º de março o prazo para que todos as regiões do país implementassem a nova medida.

No entanto, a emissão do DNI no Goiás já vinha sendo feita desde o ano passado, quando o Governo Federal selecionou o estado do Centro-Oeste como um dos escolhidos para testar o projeto-piloto, já que a região é uma das que possui maior número de cidadãos que já realizaram o cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitora, requisito utilizado para a seleção dos municípios.

Gostou de saber tudo sobre como solicitar o DNI no Goiás? Compartilhe nas suas redes sociais!

Veja também:

Categorias
Uncategorized

DNI no DF (Brasília): como solicitar e onde tirar

O Documento Nacional de Identificação (DNI) já chegou à Brasília e ao Distrito Federal.

A partir do segundo semestre de 2020, o novo documento único digital começará a valer em todo o território nacional e o prazo para que todos os estados adotassem a medida se encerrou em 1º de março de 2020.

No entanto, algumas cidades já estão emitindo o DNI Digital desde o ano passado, como é o caso de Brasília e o Distrito Federal. Quer saber como solicitar o DNI no DF (Brasília)? Aprenda passo a passo a seguir onde tirar o seu Documento Nacional de Identificação!

O que é o Documento Nacional de Identificação (DNI)? Como funciona?

O Documento Nacional de Identificação (DNI) é um documento digital que reúne informações dos cidadãos em um único lugar, incluindo os dados do RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e Certidões de Nascimento e Casamento, sendo que outros registros podem, futuramente, ser incluídos na base dados do novo documento, conforme os órgãos públicos forem fechando parceria com a Justiça Eleitoral.

Para isso, o DNI Digital contará com um aplicativo próprio lançado pelo Governo Federal, que deverá ser baixado em dispositivos móveis com sistemas Android ou iOS, tais como smartphones ou tablets, para gerar o documento único digital e apresentá-lo em qualquer lugar sempre que for necessário.

Vale ressaltar que as versões impressas de todos os documentos já emitidos anteriormente continuarão valendo. A ideia é que o Documento Nacional de Identificação apenas integre esses dados em um espaço digital único, tornando mais ágil e prático o processo de identificação. Saiba tudo e tire todas as suas dúvidas sobre o DNI Digital aqui.

Como solicitar o DNI no DF (Brasília)?

Para solicitar o DNI no DF ou em Brasília, basta se dirigir até o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) ou a um posto de atendimento autorizado da Justiça Eleitoral para fazer o cadastramento biométrico, onde serão recolhidos dados de suas impressões digitais e fotos. Quem já fez o cadastramento, não precisará fazer novamente.

Depois, basta baixar o aplicativo do DNI Digital (disponível para celulares e tablets com sistemas Android e iOS) e fazer o pré-cadastro. Lembrando que o aplicativo só poderá ser baixado em um aparelho por vez. Portanto, em caso de perda ou roubo, o documento digital deverá ser desvinculado do dispositivo em questão. 

Após o download da plataforma e feito o pré-cadastro, será necessário comparecer novamente ao TRE-DF ou a um posto autorizado da Justiça Eleitoral para validar os dados fornecidos.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) também estará atuando na validação dos dados do DNI em Brasília. Com todas as informações corretas e em dia, o cidadão já poderá utilizar o seu Documento Nacional de Identificação normalmente. Aprenda aqui como solicitar o DNI passo a passo e sem erros!

Quando vai começar a funcionar o DNI no DF (Brasília)?

Assim como em outros estados da Federação, o DNI no Distrito Federal (em Brasília) entrará em vigor a partir do segundo semestre de 2020. O prazo para que todos os estados brasileiros aderissem à novidade se encerrou em 1º de março.

Porém, em alguns deles, como no caso de Brasília e região, o Documento Nacional de Identificação (DNI) já vinha sendo testado na fase de projeto-piloto, sendo que as emissões já estavam sendo feitas desde 2019. Você ainda não emitiu o seu documento digital único, agora já sabe como pedir o seu.

Gostou de aprender como solicitar o DNI no Distrito Federal (Brasília)? Compartilhe nas suas redes sociais!

Até a próxima!

Veja também:

Categorias
Uncategorized

DNI no Ceará: como solicitar e onde tirar o documento digital

O Documento Nacional de Identificação (DNI) começa a valer a partir do segundo semestre de 2020. E, em muitos estados, ele já pode ser emitido desde do ano passado, como é o caso do Ceará, que foi um dos selecionados para testar o projeto-piloto do Governo Federal.

Quer saber como solicitar o DNI no Ceará? Continue a leitura e aprenda passo a passo onde tirar o seu documento digital!

O que é o Documento Nacional de Identificação (DNI)? Como funciona?

O Documento Nacional de Identificação (DNI), ou DNI Digital, é um documento único que reúne em uma única plataforma digital os dados do RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e Certidões de Nascimento e Casamento de todos os cidadãos brasileiros. 

A ideia é a de que, futuramente, outros registros venham a ser incluídos também no DNI, conforme os órgãos públicos forem firmando convênio com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para integrar outras informações ao banco de dados da Justiça Eleitoral.

Ele funciona por meio de um aplicativo próprio criado pelo Governo Federal, que deve ser baixado nos celulares e tablets com sistemas Android e iOS. Com a plataforma instalada, qualquer pessoa que tenha gerado o DNI pode apresentá-lo no lugar dos documentos citados, uma vez que o documento digital terá validade em todo o território nacional.

No entanto, as versões impressas continuarão valendo. Isto é, o DNI Digital não irá substituí-las, mas apenas integrá-las em um espaço digital, tornando o processo de identificação mais fácil e prático. Saiba tudo sobre e tire todas as suas dúvidas sobre o DNI Digital.

Como solicitar o DNI no Ceará?

Para solicitar o DNI no Ceará, o passo a passo é bem parecido com o procedimento para emitir o documento digital em outros estados da Federação. 

Para emitir a DNI Digital, o cidadão precisa, antes, realizar o cadastramento biométrico no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) ou em algum posto de atendimento autorizado pela Justiça Eleitoral, como é o caso da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícia Biométricas (CIHPB)

Após isso, basta baixar o aplicativo do DNI em um dispositivo móvel com sistema Android ou iOS, seja smartphone ou tablet, e fazer o pré-cadastro

Após isso, basta se dirigir novamente ao posto da Justiça Eleitoral mais próximo da sua casa para validar os dados e começar a usar o seu documento único digital. Aprenda aqui como solicitar o DNI passo a passo para evitar quaisquer erros!

Quando vai começar a funcionar o DNI no Ceará?

O DNI no Ceará começará a valer a partir do segundo semestre de 2020, assim como em outros estados do Brasil. O prazo para que todos os municípios brasileiros implementassem a novidade se encerrou em 1º de março de 2020.

No entanto, no Ceará, o Documento Nacional de Identificação já começou a ser emitido em 2019, já que foi um dos escolhidos do governo para testar o novo documento digital no projeto-piloto.

Entendeu como solicitar o DNI no Ceará passo a passo? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

Até a próxima!