Categorias
Uncategorized

DNI em São Paulo: saiba como solicitar passo a passo

O Documento Nacional de Identificação (DNI) já pode ser emitido em São Paulo. O estado foi um dos primeiros a implementar o novo documento digital lançado pelo Governo Federal, que vai unificar as informações de documentos pessoais como RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e Certidões de Nascimento e Casamento.

Futuramente, a ideia é que outros documentos sejam incorporados à base de dados do DNI, conforme os órgãos públicos forem fechando convênios com a Justiça Eleitoral para a integração de outras informações. Confira, a seguir, como solicitar o DNI em São Paulo e onde tirar o seu de forma totalmente gratuita!

O que é o Documento Nacional de Identificação (DNI)?

O Documento Nacional de Identificação (DNI) é um documento digital único que reúne todos os dados de um cidadão em um só lugar, dentre eles, números do RG, CPF, Título de Eleitor, CNH e Certidões de Nascimento e Casamento. O documento pode ser gerado em um aplicativo próprio disponibilizado pelo governo e apresentado em qualquer lugar do território nacional. 

No entanto, para emitir o DNI, é necessário que o usuário tenha feito previamente o cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral, onde serão colhidas as suas impressões digitais e fotos, requisito que torna a emissão do DNI ainda mais segura e confiável. Saiba tudo sobre como funciona e as vantagens de ter o Documento Nacional de Identificação (DNI) aqui.

Como solicitar o DNI em São Paulo?

O passo a passo para solicitar o DNI em São Paulo é semelhante ao utilizado para fazer a solicitação do documento digital em outros estados. 

Feito o cadastramento biométrico em qualquer posto da Justiça Eleitoral do estado, basta baixar o aplicativo do Documento Nacional de Identificação nas lojas oficiais de celulares e tablets com sistemas Android e iOs e fazer o pré-cadastro. No entanto, caso você ainda não possua o cadastro biométrico, deve, primeiro, se dirigir até algum posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para realizar o cadastramento para, só então, fazer o download da plataforma.

Para agilizar o processo e evitar filas, também é possível agendar antes um horário no site Poupatempo. Depois de ter o cadastro biométrico concluído junto ao TRE-SP e de baixar o aplicativo no smartphone ou tablet, todos os usuários deverão comparecer pessoalmente, mais uma vez, ao posto de atendimento para validar o pré-cadastro no aplicativo do DNI e poder começar a usar o documento digital em todos os lugares.

Aprenda aqui como solicitar o Documento Nacional de Identificação (DNI) passo a passo e sem erro.

Por que solicitar o DNI?

Fácil acesso e integração de documentos

Ao solicitar o seu DNI em São Paulo, você poderá ter acesso a todos os seus documentos pessoais em um só lugar, de forma totalmente digital e gratuita, sem correr o risco de não estar portando as versões impressas dos documentos quando lhe forem solicitadas, o que evita dores de cabeça.

Mais segurança

Como o DNI em São Paulo, bem como em outros estados, é vinculado à base de dados da Justiça Eleitoral (tendo acesso à informações importantes, incluindo as impressões digitais e fotos dos cidadãos), emitir esse documento digital torna o processo de identificação pessoal muito seguro e confiável.

Ainda, o aplicativo só pode ser baixado em um dispositivo móvel por vez e exige senha numérica de seis dígitos e leitura biométrica para acessá-lo. Em caso de perda ou roubo do celular ou tablet, será preciso recorrer à Justiça Eleitoral para desvincular o aparelho aos dados do usuário.

Entendeu como solicitar o DNI em São Paulo? Compartilhe nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *