A partir de março de 2020, o Documento Nacional de Identificação (DNI), documento digital lançado pelo Governo Federal para unificar informações da Carteira de Identidade (RG), CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certidões de Nascimento e Casamento e Título de Eleitor, deverá ser implementado em todo o país.
O DNI deverá ser gerado e apresentado no lugar desses documentos a partir de um aplicativo específico, disponibilizado gratuitamente pelo governo, que, por sua vez, deverá ser baixado em todos os smartphones e tablets com sistemas Android e iOs.
No entanto, antes de baixar a plataforma em qualquer dispositivo, o requisito exigido é para que o cidadão realize o cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral, caso ainda não o tenha, e confirme o cadastro pessoal em algum posto de atendimento próximo à sua residência após fazer o download do aplicativo em seu celular ou tablet.
Quer saber como solicitar a DNI e começar a usar o documento digital sem qualquer dificuldade? Aprenda passo a passo a seguir.
Como funciona o DNI?
O Documento Nacional de Identificação (DNI) foi criado com o intuito de integrar registros de todos os documentos pessoais em um só lugar, podendo ser facilmente acessado a partir de qualquer dispositivo móvel, como celular e tablet. Com isso, problemas ocasionados pela falta de porte de documentos como RG e CPF, por exemplo, sejam evitados ou rapidamente solucionados.
Para isso, o cidadão deverá solicitar o DNI e apresentá-lo quando for necessário, em qualquer estado do Brasil. Entretanto, como o documento digital é criado a partir de uma base de dados do cadastro eleitoral nacional, ele só pode ser emitido e usado, portanto, por brasileiros que possuam o cadastramento biométrico junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O cadastramento é feito a partir da coleta de impressões digitais e foto pessoal do eleitor, que deverão ser armazenados no banco de dados da Justiça Eleitoral. Depois de emitido, o Documento Nacional de Identificação gera uma sequência numérica de nove dígitos, mas mantendo, simultaneamente, os números dos respectivos documentos impressos.
A cada acesso à plataforma, também é gerado um QR Code, com registros de horário e data de entrada. Além disso, de acordo com o TSE, os dados de cada cidadão estarão protegidos a partir de criptografia.
Já é possívelsolicitar o DNI em vários estados, entre eles, Acre, Distrito Federal, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Como solicitar o DNI? Aprenda passo a passo
Para solicitar o DNI, que já está disponível em vários estados do país, você deverá seguir os seguintes passos:
- Passo 1: Antes de baixar o aplicativo e solicitar o DNI, realize o cadastramento biométrico (caso ainda não o tenha) junto a um posto da Justiça Eleitoral da sua região. Procure o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mais próximo de sua residência.
- Passo 2: Após fazer o cadastramento, baixe o aplicativo Vio em seu smartphone ou tablet, que deve ter sistemas Android (baixe aqui na Google Play) ou iOS (baixe aqui na Apple Store) e realize o pré-cadastro para solicitar o DNI.
- Passo 3: Depois disso, basta comparecer ao TRE da sua região para validar o cadastro junto à Justiça Eleitoral.
- Passo 4: Chegando ao posto de atendimento, os servidores da Justiça Eleitoral deverão confirmar a sua solicitação ao DNI a partir da análise de fotos e impressões digitais do cidadão.
- Passo 5: Após a validação, o cidadão já poderá emitir o DNI a partir do aplicativo em seu celular ou tablet e usá-lo como forma de identificação em todo o território nacional.
Vantagens
Confira algumas vantagens de solicitar o DNI junto à Justiça Eleitoral:
Integração e fácil acesso
Com todos os seus documentos pessoais reunidos em um só lugar, disponíveis a partir de apenas um toque na tela do seu smartphone ou tablet, você poderá apresentá-los a qualquer momento e em qualquer lugar quando for necessário, sem correr o risco de não estar portando-os ao serem solicitados.
Mais segurança
Para solicitar o DNI, você precisará realizar previamente um cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral, base de dados que reúne todos os seus dados pessoais, impressões digitais e fotos. Sendo assim, ter o seu Documento Nacional de Identificação torna todos os processos mais seguros e confiáveis.
Além disso, o aplicativo que dá acesso ao documento digital exige uma senha de seis dígitos e/ou biometria (se o dispositivo móvel tiver essa opção), sendo que o cidadão pode desvincular o seu DNI do aparelho em questão em caso de perda ou roubo.
Gostou de aprender como solicitar o DNI passo a passo? Compartilhe nas suas redes sociais!
Até a próxima!