Categorias
Uncategorized

DNI no Rio de Janeiro: como solicitar o documento no estado

Com validade em todo o território nacional, o Documento Nacional de Identificação (DNI) passará a funcionar no Rio de Janeiro, assim como em outros estados, a partir do segundo semestre de 2020. O prazo para que o governo fluminense implantasse a novidade foi encerrado em 1º de março.

No entanto, desde o projeto-piloto do DNI Digital, iniciado no ano passado, os cidadãos cariocas já estavam permitidos a emitir o seu documento digital único. Você mora na região e ainda não tirou o seu? Confira, a seguir, como solicitar o DNI no Rio de Janeiro de forma simples e sem erros!

O que é e como funciona o DNI?

O Documento Nacional de Identificação (DNI) é um documento digital que irá armazenar os registros de documentos como RG, CPF, Título de Eleitor, CNH e Certidões de Nascimento e Casamento, entre outros, em um só lugar: um aplicativo.

Esse aplicativo deverá ser baixado pelos cidadãos em um smartphone ou tablet com sistemas Android ou iOS para gerar o DNI e apresentá-lo em qualquer parte do Brasil, com a mesma validade das versões impressas de cada um desses documentos.

Na prática, o DNI Digital não deverá substituir esses dados, mas sim integrá-los na plataforma a fim de facilitar e tornar mais rápido e seguro o processo de identificação de pessoas físicas em todo o país.

O novo Documento Nacional de Identificação (DNI) é uma iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que será o responsável por emiti-lo e, também, coletar os dados necessários para solicitá-lo a partir do cadastro biométrico. Saiba tudo em detalhes sobre o DNI Digital e tire suas dúvidas aqui.

Como solicitar o DNI no Rio de Janeiro?

Para os cidadãos que desejam solicitar o DNI no Rio de Janeiro, o procedimento é muito simples. Basta, primeiramente, comparecer pessoalmente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) ou a um posto de atendimento autorizado pela Justiça Eleitoral, como os Correios ou o Departamento de Trânsito do estado (Detran-RJ), para fazer o cadastramento biométrico.

Nele, serão coletadas as impressões digitais e fotos, entre outros dados, de cada pessoa, para serem armazenados no banco de dados do DNI. Quem já realizou o cadastramento biométrico anteriormente, não precisará fazê-lo novamente.

Feito isso, basta baixar o aplicativo disponibilizado pelo Governo Federal para solicitar o DNI Digital e fazer o pré-cadastro. Depois, o próximo passo é se dirigir novamente até o TRE-RJ ou a um posto autorizado para validar os dados informados. 

Pronto! De forma simples e fácil, os usuários poderão apresentar o seu DNI no celular ou qualquer outro dispositivo móvel sempre lhe forem solicitados quaisquer documentos.

Uma observação importante é que o DNI só poderá ser baixado em um aparelho por vez. Portanto, em caso de perda ou roubo, será necessário procurar a Justiça Eleitoral para desvincular os dados do dispositivo em questão para não haver problemas futuros. 

Acesse diretamente os links para baixar o aplicativo do DNI Digital aqui.

Quando começará a valer o DNI no Rio de Janeiro?

DNI no Rio de Janeiro terá validade em todo o território nacional a partir de julho deste ano, assim como acontecerá também em outros estados da Federação.

Mas não deixe para última hora! Comece agora mesmo o processo para solicitar o seu documento digital único e evite filas mais à frente.

Gostou de aprender como solicitar o DNI no Rio de Janeiro? Compartilhe nas suas redes sociais!

Até a próxima!

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *