O Documento Nacional de Identificação (DNI) começará a valer a partir de julho de 2020. O prazo para que todos os estados aderissem ao novo documento digital único se encerrou em 1º de março.
Porém, no Mato Grosso, o DNI Digital já vem sendo emitido desde o ano passado e se você, morador da região, ainda não retirou o seu, pode aprender como solicitar o DNI no Mato Grosso a seguir.
O que é o DNI? Como funciona?
O Documento Nacional de Identificação (DNI) nada mais é que um documento digital que reunirá em uma única plataforma dados de documentos como RG, CPF, CNH, Título de Eleitor, Certidões de Nascimento e Casamento, entre outros registros vinculados ao cidadão que poderão ser inseridos futuramente no banco de dados, conforme os órgãos públicos forem fechando parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Justiça Eleitoral será a responsável por fazer a emissão do DNI Digital. Na prática, ele funcionará por meio de um aplicativo próprio disponibilizado pelo Governo Federal, que deverá ser baixado em celulares, tablets e outros dispositivos móveis com sistemas Android e iOS.
Ao gerar o documento digital na plataforma, o cidadão receberá uma sequência numérica de nove dígitos e terá que criar uma senha para acessar todos os seus dados.
Dependendo do modelo do aparelho, também será solicitado o acesso biométrico. Com o DNI Digital no celular o tablet, a usuário poderá apresentá-lo quando necessário em qualquer lugar do país.
Vale lembrar que o documento digital não substituirá os números dos demais documentos, mas apenas integrará os registros em uma única base de dados, tornando o processo de identificação muito mais prático, rápido e cômodo. Tire todas as suas dúvidas sobre o DNI aqui.
Como solicitar o DNI no Mato Grosso?
Para solicitar o DNI no Mato Grosso é muito simples! Basta se dirigir até o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) para realizar o cadastramento biométrico.
Esse é o requisito principal para fazer a emissão do documento digital, uma vez que ele se baseará inteiramente em um banco de dados com impressões digitais, fotos e outras informações armazenadas sobre cada cidadão, a fim de tornar o processo de identificação mais seguro.
Quem já fez o cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral não precisará realizá-lo novamente. O próximo passo é baixar o aplicativo do DNI Digital e fazer o pré-cadastro. Não será possível fazer o download da plataforma em mais de um dispositivo móvel ao mesmo tempo.
Sendo assim, em caso de perda ou roubo do aparelho em que o DNI foi baixado, será necessário comparecer novamente ao TRE-MT ou a um posto autorizado pelo órgão (como os Correios ou a Politec) para desvincular os dados do dispositivo.
Depois de baixar o aplicativo e fazer o pré-cadastro, o usuário deverá ir até o TRE novamente para validar os dados fornecidos para, então, começar a usar o seu documento em todo o território nacional. Restou alguma dúvida? Aprenda aqui como solicitar o DNI Digital passo a passo e sem perigo de errar.
Quando começará a valer o DNI no Mato Grosso?
Assim como nos demais estados do Brasil, o DNI no Mato Grosso começará a funcionar a partir de julho de 2020, com validade em todo o país.
No entanto, a emissão do documento digital único no estado já está acontecendo desde o ano passado, já que ele foi um dos escolhidos para testar o DNI Digital em seu projeto-piloto, devido à maior quantidade de cidadãos que já realizaram o cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral na localidade.
Entendeu como solicitar o DNI no Mato Grosso? Compartilhe nas suas redes sociais!
Até a próxima!
Veja também: