O Documento Nacional de Identificação (DNI) já chegou à Brasília e ao Distrito Federal.
A partir do segundo semestre de 2020, o novo documento único digital começará a valer em todo o território nacional e o prazo para que todos os estados adotassem a medida se encerrou em 1º de março de 2020.
No entanto, algumas cidades já estão emitindo o DNI Digital desde o ano passado, como é o caso de Brasília e o Distrito Federal. Quer saber como solicitar o DNI no DF (Brasília)? Aprenda passo a passo a seguir onde tirar o seu Documento Nacional de Identificação!
O que é o Documento Nacional de Identificação (DNI)? Como funciona?
O Documento Nacional de Identificação (DNI) é um documento digital que reúne informações dos cidadãos em um único lugar, incluindo os dados do RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e Certidões de Nascimento e Casamento, sendo que outros registros podem, futuramente, ser incluídos na base dados do novo documento, conforme os órgãos públicos forem fechando parceria com a Justiça Eleitoral.
Para isso, o DNI Digital contará com um aplicativo próprio lançado pelo Governo Federal, que deverá ser baixado em dispositivos móveis com sistemas Android ou iOS, tais como smartphones ou tablets, para gerar o documento único digital e apresentá-lo em qualquer lugar sempre que for necessário.
Vale ressaltar que as versões impressas de todos os documentos já emitidos anteriormente continuarão valendo. A ideia é que o Documento Nacional de Identificação apenas integre esses dados em um espaço digital único, tornando mais ágil e prático o processo de identificação. Saiba tudo e tire todas as suas dúvidas sobre o DNI Digital aqui.
Como solicitar o DNI no DF (Brasília)?
Para solicitar o DNI no DF ou em Brasília, basta se dirigir até o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) ou a um posto de atendimento autorizado da Justiça Eleitoral para fazer o cadastramento biométrico, onde serão recolhidos dados de suas impressões digitais e fotos. Quem já fez o cadastramento, não precisará fazer novamente.
Depois, basta baixar o aplicativo do DNI Digital (disponível para celulares e tablets com sistemas Android e iOS) e fazer o pré-cadastro. Lembrando que o aplicativo só poderá ser baixado em um aparelho por vez. Portanto, em caso de perda ou roubo, o documento digital deverá ser desvinculado do dispositivo em questão.
Após o download da plataforma e feito o pré-cadastro, será necessário comparecer novamente ao TRE-DF ou a um posto autorizado da Justiça Eleitoral para validar os dados fornecidos.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) também estará atuando na validação dos dados do DNI em Brasília. Com todas as informações corretas e em dia, o cidadão já poderá utilizar o seu Documento Nacional de Identificação normalmente. Aprenda aqui como solicitar o DNI passo a passo e sem erros!
Quando vai começar a funcionar o DNI no DF (Brasília)?
Assim como em outros estados da Federação, o DNI no Distrito Federal (em Brasília) entrará em vigor a partir do segundo semestre de 2020. O prazo para que todos os estados brasileiros aderissem à novidade se encerrou em 1º de março.
Porém, em alguns deles, como no caso de Brasília e região, o Documento Nacional de Identificação (DNI) já vinha sendo testado na fase de projeto-piloto, sendo que as emissões já estavam sendo feitas desde 2019. Você ainda não emitiu o seu documento digital único, agora já sabe como pedir o seu.
Gostou de aprender como solicitar o DNI no Distrito Federal (Brasília)? Compartilhe nas suas redes sociais!
Até a próxima!
Veja também: