O Documento Nacional de Identificação (DNI) começa a valer a partir do segundo semestre de 2020. E, em muitos estados, ele já pode ser emitido desde do ano passado, como é o caso do Ceará, que foi um dos selecionados para testar o projeto-piloto do Governo Federal.
Quer saber como solicitar o DNI no Ceará? Continue a leitura e aprenda passo a passo onde tirar o seu documento digital!
O que é o Documento Nacional de Identificação (DNI)? Como funciona?
O Documento Nacional de Identificação (DNI), ou DNI Digital, é um documento único que reúne em uma única plataforma digital os dados do RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e Certidões de Nascimento e Casamento de todos os cidadãos brasileiros.
A ideia é a de que, futuramente, outros registros venham a ser incluídos também no DNI, conforme os órgãos públicos forem firmando convênio com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para integrar outras informações ao banco de dados da Justiça Eleitoral.
Ele funciona por meio de um aplicativo próprio criado pelo Governo Federal, que deve ser baixado nos celulares e tablets com sistemas Android e iOS. Com a plataforma instalada, qualquer pessoa que tenha gerado o DNI pode apresentá-lo no lugar dos documentos citados, uma vez que o documento digital terá validade em todo o território nacional.
No entanto, as versões impressas continuarão valendo. Isto é, o DNI Digital não irá substituí-las, mas apenas integrá-las em um espaço digital, tornando o processo de identificação mais fácil e prático. Saiba tudo sobre e tire todas as suas dúvidas sobre o DNI Digital.
Como solicitar o DNI no Ceará?
Para solicitar o DNI no Ceará, o passo a passo é bem parecido com o procedimento para emitir o documento digital em outros estados da Federação.
Para emitir a DNI Digital, o cidadão precisa, antes, realizar o cadastramento biométrico no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) ou em algum posto de atendimento autorizado pela Justiça Eleitoral, como é o caso da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícia Biométricas (CIHPB).
Após isso, basta se dirigir novamente ao posto da Justiça Eleitoral mais próximo da sua casa para validar os dados e começar a usar o seu documento único digital. Aprenda aqui como solicitar o DNI passo a passo para evitar quaisquer erros!
Quando vai começar a funcionar o DNI no Ceará?
O DNI no Ceará começará a valer a partir do segundo semestre de 2020, assim como em outros estados do Brasil. O prazo para que todos os municípios brasileiros implementassem a novidade se encerrou em 1º de março de 2020.
No entanto, no Ceará, o Documento Nacional de Identificação já começou a ser emitido em 2019, já que foi um dos escolhidos do governo para testar o novo documento digital no projeto-piloto.
Entendeu como solicitar o DNI no Ceará passo a passo? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!
Até a próxima!