Categorias
Uncategorized

DNI no Rio Grande do Sul: saiba como solicitar

O Documento Nacional de Identificação (DNI) começará a valer em todos os estados brasileiros a partir de julho de 2020.

Os municípios tinham até 1º de março para implementar o novo documento digital único, que vai reunir todos os documentos em um só: RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e Certidões de Nascimento e Casamento.

No entanto, em algumas localidades, como o Rio Grande do Sul, a emissão do DNI Digital já vem sendo feita desde o ano passado, tendo em vista que o estado foi um dos escolhidos para testar o projeto-piloto.

E se você mora em qualquer cidade da região, a seguir, nós vamos ensinar como solicitar o DNI no Rio Grande do Sul de forma simples e prática.

Vamos lá?

O que é o DNI Digital? Como funciona?

O Documento Nacional de Identificação (DNI), ou DNI Digital, é um documento digital que irá integrar informações de todos os documentos do cidadão em um só lugar, dentre eles, RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e Certidões de Nascimento e Casamento. 

Futuramente, a ideia é de que outros dados possam ser acrescentados ao banco de dados do DNI (inclusive tipo sanguíneo e condições de saúde), conforme os órgãos públicos forem firmando parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o responsável pela implantação das novas normas.

Na prática, do documento digital funcionará por meio de um aplicativo próprio, que deverá ser baixado no celular (ou qualquer outro dispositivo móvel, como tablet ou smartwatches, por exemplo) para, então, gerar o DNI e apresentá-lo sempre que for necessário, em qualquer parte do território nacional.

Vale ressaltar que o Documento Nacional de Identificação, apesar de possuir uma sequência numérica própria (nove dígitos) ao ser gerado pelo usuário, não substituirá os registros dos demais documentos citados. 

O intuito é apenas o de integrar os dados na mesma plataforma, tornando o processo de identificação mais rápido e prático. Conheça tudo sobre o DNI Digital e tire todas as suas dúvidas aqui.

Como solicitar o DNI no Rio Grande do Sul?

Para solicitar o DNI no Rio Grande do Sul, o cidadão residente nesta região interessado em emitir o novo documento único em formato digital deverá realizar, primeiramente, o cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral, procedimento em que serão coletadas as suas impressões digitais e fotos, entre outros dados, que ficarão armazenadas em um banco de dados, tornando a emissão do DNI Digital segura e confiável.

Neste caso, cada pessoa deverá comparecer pessoalmente ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) ou a um posto de atendimento autorizado (como os Correios, o Tudo Fácil ou ao DPI) para solicitar o cadastro. 

Em seguida, basta baixar o aplicativo do DNI Digital em um smartphone (ou qualquer outro dispositivo móvel) com sistema iOS ou Android e fazer o pré-cadastro. Feito isso, o próximo passo é se dirigir novamente ao atendimento da Justiça Eleitoral para validar os dados fornecidos. 

Pronto! Depois, é só apresentar o seu documento digital único sempre que for solicitado, em qualquer estado do país. Aprenda aqui como solicitar o DNI Digital passo a passo para evitar qualquer erro.

Quando começará a valer o DNI no Rio Grande do Sul?

DNI no Rio Grande do Sul terá validade a partir do segundo semestre deste ano, assim como em outros estados do país. O ideal, então, é que você procure emitir o seu documento digital único o mais breve possível, a fim de evitar filas ao deixar para solicitar o seu de última hora.

Entendeu direitinho como solicitar o DNI no Rio Grande do Sul? Compartilhe nas suas redes sociais!

Até a próxima!

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *