O Documento Nacional de Identificação (DNI) começará a valer a partir do segundo semestre deste ano. O prazo para que todos os estados do Brasil adotassem o novo documento único digital se encerrou em 1º de março de 2020.
Porém, alguns estados que faziam parte do projeto-piloto (fase de testes) já estão emitindo o documento desde o ano passado, dentre eles, o Goiás. Quer saber como solicitar o DNI no Goiás passo a passo e onde retirar o seu? Continue a leitura!
O que é o Documento Nacional de Identificação (DNI)? Como funciona?
O chamado Documento Nacional de Identificação (DNI) é um documento digital que vai reunir dados de outros documentos, como RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e Certidões de Nascimento e Casamento em uma única plataforma digital, tornando o processo de identificação mais prático, fácil e rápido.
Cada cidadão deverá fazer um cadastramento biométrico para ter acesso ao DNI Digital. A iniciativa é do Governo Federal em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que será o responsável por fornecer a base de dados da biometria dos eleitores para compor o banco de informações.
Na biometria, serão colhidos registros de impressões digitais e fotos dos indivíduos, a fim de tornar a emissão do Documento Nacional de Identificação mais segura e confiável. Na prática, o DNI funcionará por meio de um aplicativo próprio, disponível apenas para smartphones e tablets com sistemas Android e iOS, que deverá ser baixado pelos usuários para gerar o documento digital.
Após isso, cada pessoa poderá apresentar o seu DNI Digital em qualquer lugar do território nacional, que terá a mesma validade que todas as versões impressas dos documentos armazenados no registro.
Inclusive, vale ressaltar que o DNI não irá substituir a documentação mencionada, mas apenas reunir todas as informações desses documentos em um único lugar. Tire aqui todas as suas dúvidas sobre o DNI Digital.
Como solicitar DNI no Goiás?
Assim como em outros estados do país, solicitar o DNI no Goiás pode ser feito a partir de um passo a passo simples e fácil. Primeiro, o cidadão deverá realizar o cadastramento biométrico junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Goiás (TRE-GO), comparecendo pessoalmente até o local ou em qualquer posto de atendimento autorizado pela Justiça Eleitoral, como é o caso dos Correios.
No Goiás, a empresa de telégrafos já disponibiliza nas agências de alguns municípios (como Abadiânia, Nova Crixás, Goiânia, Edéia e Niquelândia, por exemplo) o chamado Balcão do Cidadão, onde você poderá realizar o cadastramento biométrico e receber as demais orientações para emitir o seu documento único digital.
Procure aqui a agência dos Correios mais próxima da sua região. Em seguida, basta baixar o aplicativo em seu celular ou tablet, com sistema Android ou iOS, e fazer o pré-cadastro do DNI Digital.
Feito isso, basta se dirigir novamente ao TRE-GO ou à uma agência dos Correio para validar os seus dados e começar a utilizar o seu Documento Nacional de Identificação em qualquer parte do Brasil. Aprenda aqui como solicitar o DNI passo a passo sem erro.
Quando vai começar a funcionar o DNI no Goiás?
O DNI no Goiás vai começar a valer a partir do segundo semestre de 2020, assim como nos demais estados da Federação. Terminou em 1º de março o prazo para que todos as regiões do país implementassem a nova medida.
No entanto, a emissão do DNI no Goiás já vinha sendo feita desde o ano passado, quando o Governo Federal selecionou o estado do Centro-Oeste como um dos escolhidos para testar o projeto-piloto, já que a região é uma das que possui maior número de cidadãos que já realizaram o cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitora, requisito utilizado para a seleção dos municípios.
Gostou de saber tudo sobre como solicitar o DNI no Goiás? Compartilhe nas suas redes sociais!
Veja também: